8 de maio de 2009

Muitas pessoas (ou parentes) com doenças me escrevem sobre o que fazer para ajudar no tratamento e cura. Minha resposta é sempre a mesma: desintoxique-se/alcalinize-se/mineralize-se para poder resgatar sua harmonia metabólica, algumas vezes até um diagnóstico preciso.
Parece disco arranhado, mas a alimentação desintoxicante é uma forma de tratar a alma e o espírito, tão distanciados pela falta de nutrição e leveza do corpo físico. Aliviar o corpo físico de tanta densidade, de tanta perda energética, irá purificar, oferecer fôlegos (e vôos) para um Ser cansado.
Assim, meus conhecimentos e textos direciono basicamente para a medicina preventiva, para a purificação. Meu foco é harmonizar células, órgãos e sistemas, antes que entrem em colapso.
Não importa a doença, a desintoxicação é o primeiro passo para que as demais ferramentas de cura possam surtir efeito.
O cientista alemão Prof. Arnold Ereth nos ensina em seu livro Sistema Curativo por dieta Amucosa: “toda enfermidade é constipação ou obstrução”. Essa mucosidade é oriunda de substâncias geradas por alimentos indigestos, acumuladas desde a infância. Diz ele: "O que é a enfermidade? É uma ação de todo o corpo para eliminar escórias, mucos e toxinas.”
Mais um trecho do seu Diagnóstico: "O meio de diagnóstico mais exato e infalível é um jejum curto. A rapidez com que o enfermo se sente pior durante um curto jejum é proporcional à magnitude e toxidade de sua obstrução. Se ele sente vertigens, palpitações, há pus ou drogas a eliminar, está gravemente obstruído."
Assim, todo o conteúdo dos meus livros e deste site é basicamente sobre hábitos DIÁRIOS desintoxicantes (ao mesmo tempo alcalinizantes/mineralizantes), uma forma diferenciada de jejum do organismo como um todo, via os 5 sistemas excretores: cólon, fígado, pulmões, rins e pele.
O corpo humano é holístico, funciona como uma engrenagem: tudo precisa estar em harmonia, sincronizado. Não adianta saber que o sintoma está no fígado, intestino ou pulmões, pois é o corpo inteiro que está doente. Todas as células estão vivenciando algum grau de estresse energético e nutricional. E, toda a comunicação “celular” se passa através dos líquidos corporais que são o sangue, linfa, líquido crânio-sacral e intracelular, que representam cerca de 65% do peso de um adulto. Como a dinâmica do funcionamento do corpo humano é pura eletroquímica, podemos entender porque os sucos desintoxicantes, na forma liquefeita, com poder também adstringente, alcalinizante e mineralizante (são os sais minerais que conduzem a eletricidade) apresentam ação eficiente e rápida no sentido da assimilação nutricional, harmonização metabólica e cura.
Neste propósito e comprometimento, a sugestão é a toma diária de sucos desintoxicantes 3 a 5 vezes/dia (de 100 a 200 ml/toma a cada 2-3 horas, e sempre contendo o suco fresco de 1/2 a 1 limão cada), pois esta é a forma de aliviar toda a carga tóxica que impede do organismo de assimilar nutrientes, evitar desperdícios energéticos, funcionar de forma integrada, plena e saudável. Tudo que é ingerido com esta qualidade nutricional, e ainda na forma líquida, tem efeito multiplicado, em questão de minutos.
Quanto mais doente ou urgência de cura existe, mais necessário que estes sucos sejam processados em centrífuga ou idealmente processados no liquidificador e coados em coadores de pano (organza, voil, panelas furadas).
Em caso de somente prevenção e manutenção, bastam 1 a 3 tomas diárias, processar somente no liquidificador e evitar coar para preservar as fibras.
Quanto mais doença ou urgência de cura existe, maior o número de tomas/dia, mais maduros, frescos e orgânicos devem ser os ingredientes. Reduzir ao quase zero o açúcar, alimentos refinados e de origem animal, pois eles acidificam rapidamente os líquidos corporais, anulando em algum grau (depende do volume de consumo e forma de preparo) os efeitos benéficos dos sucos desintoxicantes.

Texto de:
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, o bem-estar e a qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e a fonte.

ALGUMAS RECEITAS DE CONCEIÇÃO TRUCOM

Sucos Desintoxicantes I

Você não precisa iniciar com mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde do seu corpo.
Um primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do organismo, é fazer uso de sucos desintoxicantes no seu cardápio matinal, lembrando que devem ser necessariamente frescos, ou seja, ingeridos imediatamente após seu preparo.
Tais sucos são um coquetel de vitalidade e nutrição básica da vida, que previnem doenças, despertam órgãos e sistemas, facilitam todas as trocas e ajudam na mobilização de todas as toxinas e venenos presentes no organismo.
Sucos não devem ser encarados de forma direta como remédios. Inicialmente eles são um concentrado de alimentos vegetais crus, frescos e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável. Vitalizado!
ALERTA: nada de trocar almoço ou jantar por suco. Os sucos desintoxicantes são r uma ferramenta de sustentação aos novos hábitos alimentares, ao despertar da consciência. O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus excretos. Outro momento adequado seria no intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.
Os benefícios dos sucos desintoxicantes são numerosos, porque sendo líquidos favorecem a pronta e intensa absorção dos nutrientes. Vejamos alguns destes benefícios: - Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajuda na desintoxicação do sangue; - Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos; - Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez; - Ativa o sistema imunológico, portanto previne o câncer e aumenta a resistência a gripes e resfriados; - Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação; - Ajuda na tonificação dos pulmões, rins e fígado.
Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.
O suco fresco, contendo frutas, raízes, folhas e sementes, é sem dúvidas, o mais saudável e terapêutico. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não oxide e perca seus efeitos terapêuticos e nutricionais. Outro detalhe: não se coloca açúcar ou adoçantes nos sucos desintoxicantes, pois devemos compreender que: não se coloca veneno no remédio. A idéia é fazer uso de frutas bem doces e secas para acertar o tom de prazer e doçura de cada suco.
Estes Sucos Desintoxicantes são bem bacanas - De frutas cítricas: fonte de ácido cítrico e vitamina C, são laxantes, mineralizantes e antioxidantes, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças; - De cenoura com maçã e aipo: um bom revigorante, mineralizante, um enraizador; - De folhas verdes: ricos em clorofila (magnésio) e fibras, trazem serenidade e ativam todo o sistema digestivo. Energiza, limpa o sangue e combate a prisão de ventre. Misture sempre com o limão e uma fruta doce (maçã, manga, mamão formosa, caqui) para proporcionar a perfeita fixação do ferro; - De alimentos ricos em betacaroteno: ajudam a prevenir certos tipos de câncer. São eles a cenoura, manga, tomate, abóbora, agrião, espinafre, beterraba e brócolis.
IMPORTANTE
Prepare os sucos em casa com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas. Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.
Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga, pois para cada caso existe uma forma mais indicada. Para constipados recomendo no liquidificador sem coar. Para doenças agudas ou crônicas, onde a recuperação precisa ser urgente, recomendo na centrífuga.
O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos "in natura" e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso.
Evite usar água, pois a idéia é que sejam coquetéis concentrados de vitalização instantânea. Quando preparados no liquidificador é comum precisar acrescentar 1/2 copo de água (que pode ser de coco ou suco espremido previamente) e tendem a ficar bem cremosos. Neste caso, beba mastigando-o. Quando na centrífuga não é necessário colocar água e os sucos saem bem líquidos, porém super fortes.
Estes Sucos Desintoxicantes são INFALÍVEIS
Imunidade: 2 maçãs + 1 laranja descascada deixando a parte branca + ramos de manjericão + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Calmante: 1 cenoura + 1 maçã + 1/2 molho de alface (talo incluso) + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Desintoxicante: 1 cenoura + 1 pepino (com casca) + 1/2 beterraba média crua + 1/2 xícara (chá) de talos e folhas de hortelã + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Digestivo: 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos + 1 cenoura + 1 xícara de talos de erva-doce + 1 suco de 1 limão e raspas da casca.
Energético: 1 xícara (chá) de uva itália sem as sementes + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.
Mousse laxante: 1 fatia de mamão formosa (o mamão papaia é mais calórico e contém muito agrotóxico) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Bater tudo no liquidificador e tomar sem coar.
Engana fome: 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador, temperar com molho shoyo ou uma pitada de sal e tomar no intervalo da manhã ou da tarde.
ESPECIAL Energético - dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes, resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave: 4 cenouras + 1 maçã + 1 suco de 1 limão inteiro (com a casca) + suco de 2 laranjas + 1 pedaço de gengibre. Passar tudo pela centrífuga e tomar imediatamente.

Nenhum comentário: